GESTÃO TRIBUTÁRIA - O poder da gestão tributária para melhoria da lucratividade empresarial

Publicado em 09 de junho de 2023

Brasil | Contábeis

Os empresários estão cada vez mais atentos à conexão entre a gestão de impostos e a lucratividade de suas empresas. Isso ocorre porque a carga tributária tem um impacto considerável nos lucros de uma empresa, sendo, portanto, um elemento chave para a estratégia de negócios.

Embora os impostos não sejam um custo direto, eles são calculados com base na receita bruta de uma empresa, o que significa que a receita mais alta leva a impostos mais altos. Assim, podemos concluir que a carga tributária tem um efeito indireto, mas substancial, nos lucros de uma empresa. Com mais impostos a pagar, uma empresa terá menos dinheiro para reinvestir em seu crescimento e desenvolvimento.

No entanto, com uma administração tributária eficaz, é possível identificar oportunidades para economizar em impostos, através do planejamento tributário e da seleção do regime de imposto mais adequado, aumentando assim a lucratividade da empresa.

O planejamento tributário, que envolve a avaliação de opções para reduzir a carga fiscal de maneira legal e segura, é uma peça fundamental na gestão tributária. Esse planejamento pode levar a um regime tributário mais adequado, ao uso de incentivos fiscais, à análise de créditos tributários e a outras estratégias. 

No Brasil, temos uma variedade de regimes tributários, como o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, cada um com suas próprias diretrizes e taxas de imposto, impactando a carga fiscal e, consequentemente, a lucratividade.

Os impostos indiretos como o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , Substituição Tributária do ICMS (ICMS/ST), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Programa de Integração Social  (PIS) / Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são elementos vitais na gestão tributária, pois eles têm uma influência significativa no custo dos produtos, e por consequência, nos lucros. Esses impostos, incluídos no preço de venda, acabam elevando o custo do produto para o consumidor.

A gestão tributária precisa ser um esforço contínuo devido à natureza volátil das regulamentações e taxas de imposto. Portanto, é essencial ter uma equipe de profissionais especializados em tributação para aconselhar sobre as melhores estratégias para minimizar a carga tributária e maximizar a lucratividade.

Em suma, a tributação e a lucratividade estão interligadas, embora essa relação não seja direta. Uma gestão tributária eficaz pode ajudar a reduzir o fardo fiscal e melhorar a lucratividade através de estratégias adequadas de planejamento tributário e seleção de regime tributário. Desta forma, é possível cortar custos com impostos, melhorar a margem de lucro e, por fim, aumentar a lucratividade do negócio.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias